Ruínas

Projecto de Investigação e Criação Artística em desenvolvimento na cidade do Fundão no âmbito do laboratório da Comuna.

Ruínas é um projecto de carácter experimental que inaugura um conjunto de práticas culturais transgeracionais no sentido de reclamar o lugar da cidade como “Lugar de Todos”. Pretende-se que os habitantes do centro do Fundão se mobilizem para um projecto de longa-duração em torno das suas próprias memórias e projecções de vivências da sua cidade.

Actividade, situada no centro-histórico da cidade, confronta o seu quotidiano, o dos comerciantes e moradores, para a inversão do abandono e esvaziamento do centro recorrendo à mobilização, amplificação, inventariação das suas vivências religando-as com o espaço-tempo da cidade.Focamo-nos sobretudo no sentido humano do bairro do centro-histórico e não exclusivamente no sentido Físico (Património Material) ou Produtivo (Económico).

Pretende-se fomentar encontros regulares para a consciencialização de hábitos comuns ao funcionamento do bairro e para a partilha de expectativas relativamente à cidade, seu futuro e próximas gerações.

A constituição desta premissa estrutura a actividade construindo práticas multidisciplinares, que fomentem o pensamento artístico e científico, no sentido da reversão das ruínas que subsistem na cidade, convocando deste modo para o debate das dicotomias – útil/inútil, ficção/realidade- incontornáveis nos ritmos das cidades dos nossos dias.

As actividades do projecto “Ruínas”, que visam envolver toda a comunidade, respeitam a mesma metodologia ao longo dos quatro anos: Diagnóstico e Investigação, Criação e Apresentação Pública, integrando um conjunto de residências anuais.

As actividades de investigação e criação visam a produção de objectos/acções reais/virtuais que terão o seu espaço-tempo de intervenção sobreposto ao quotidiano das lojas, pensões, restaurantes, cafés, farmácias, etc.

O projecto é complementado com a realização de um seminário anual, definindo-se como tema para o primeiro ano as dicotomias “útil-inútil/ficção-realidade”.

 

Processed with VSCO with hb2 preset

Repositório (Investigação) As Cores do Arco-íris da Rua da Cale (Pedagogia) Chão da Cidade (Cidadania)