Ruínas

Projecto de Investigação e Criação Artística a ser desenvolvido na cidade do Fundão no âmbito do laboratório da Comuna ao longo de quatro anos.

Ruínas é um projecto de carácter experimental que inaugura um conjunto de práticas culturais transgeracionais no sentido de reclamar o lugar da cidade como “Lugar deTodos”. Pretende-se que os habitantes do centro do Fundão se mobilizem para um projecto de longa-duração em torno das suas próprias memórias e projecções de vivênciasda sua cidade.

Actividade, situada no centro-histórico da cidade, confronta o seu quotidiano, o dos comerciantes e moradores, para a inversão do abandono e esvaziamento docentro recorrendo à mobilização, amplificação, inventariação das suas vivências religando-as com o espaço-tempo da cidade.Focamo-nos sobretudo no sentido humano do bairro do centro-histórico e não exclusivamente no sentido Físico (Património Material) ou Produtivo (Económico).

Pretende-se fomentar encontros regulares para a consciencialização de hábitos comuns ao funcionamento do bairro e para a partilha de expectativas relativamente à cidade,seu futuro e próximas gerações.

A constituição desta premissa estrutura a actividade construindo práticas multidisciplinares, que fomentem o pensamento artístico e científico, no sentido da reversão dasruínas que subsistem na cidade, convocando deste modo para o debate das dicotomias – útil/inútil, ficção/realidade- incontornáveis nos ritmos das cidades dos nossos dias.

As actividades do projecto “Ruínas”, que visam envolver toda a comunidade, respeitam a mesma metodologia ao longo dos quatro anos: Diagnóstico e Investigação, Criaçãoe Apresentação Pública, integrando um conjunto de residências anuais.

As actividades de investigação e criação visam a produção de objectos/acções reais/virtuais que terão o seu espaço-tempo de intervenção sobreposto ao quotidiano das lojas,pensões, restaurantes, cafés, farmácias, etc.

O projecto é complementado com a realização de um seminário anual, definindo-se como tema para o primeiro ano as dicotomias “útil-inútil/ficção-realidade”.

 

Planeamento:

1- Residência . Investigação na área dos Novos Media integrando os participantes dos Projectos Teórico-Práticos em tutoria, para o Mapeamento de carácter artístico e científico do lugar com foco na “performatividade” das suas manifestações de saberes, relacionamentos, inteligência, criatividade.
2 – Residência . Investigação na área da Arquitectura para o Estudo do Espaço-Tempo na sua mutabilidade e permanências em confronto com as áreas científicas da Economia e da Sociologia Urbana.
3 – Residência . Criação artística na área dos Novos Media para a introdução de uma ficção na realidade através da consciencialização, compreensão, reflexão dos elementos produzidos pelas actividades complementares de diagnóstico e investigação.
4 – Apresentação Pública anual do resultado do projecto no espaço da Comuna.
5 – Realização de um seminário anual para a discussão do trabalho e reflexão.